Veja como marcar a sua consulta

Se você assistiu a um programa de TV em um hospital, pode ter uma noção – embora exagerada – de como as interações entre pacientes e médicos podem criar cenários dramáticos. “Hospital Battlefield: Um Manual de Campo para Sobrevivência”, escrito por Lynne e Joseph Golonka, explica que o conhecimento interno e muitos questionamentos ajudarão a melhorar os cuidados de saúde nos EUA.

Um novo livro escrito por um casal de médicos e enfermeiras diz que dramas similares estão acontecendo na vida real. Ele adverte sobre como devemos nos preocupar com a falta de cuidados de qualidade que os pacientes podem receber nos hospitais.

Ao mesmo tempo em que são críticos aos hospitais – a ponto de receber seu quinhão de reações do establishment médico – os Golonkas são rápidos em enfatizar que o poder de fazer mudanças começa com o paciente. Os Golonkas dizem que o progresso para melhorar o sistema hospitalar tem sido lento e, portanto, eles incentivam pacientes e famílias a estarem prontos para a batalha.

Saiba como marcar sua consulta

“Queremos estimular esse sistema de hospitais fechados, não combater os profissionais de saúde”, diz Lynne, uma enfermeira registrada. O verdadeiro inimigo, ela diz, é doença. O livro fornece conselhos práticos para ajudar os pacientes a evitar erros hospitalares e infecções e garantir uma recuperação rápida e segura.

A metáfora de “ir para a batalha” não pretende colocar os pacientes contra médicos e enfermeiras de uma maneira que parece uma guerra, explicam os autores. Mas realmente expressa a urgência da “sobrevivência” dentro de um sistema imperfeito.

Os capítulos intitulados “Protegendo Aliados” e “Corrente de Comando” não são difíceis de comparar com possíveis armadilhas e problemas em hospitais. Mas o guia de autoajuda também é recheado de desenhos animados com temas médicos para uma abordagem irônica de alguns dos desafios que os pacientes enfrentam ao longo do caminho exames.

No entanto, a questão em si é séria, e os autores dizem que deve ser feita uma preparação para uma possível hospitalização. Algumas perguntas e idéias levantadas incluem: Qual é uma das principais razões pelas quais diretores médicos de seguros de saúde negam as reivindicações?

Veja como anda o seu plano de saúde

Quais são as perguntas certas para perguntar aos profissionais da área médica? Especificamente, para quem você aborda as perguntas e como você as pergunta? Por que é tão importante exigir a prestação de contas dos hospitais?

Em última análise, o livro apresenta uma visão realista dos cuidados de saúde hospitalar e cita um surpreendente estudo de 1999 como a base de seu argumento. Cerca de 98.000 morrem em hospitais a cada ano como resultado de sérios erros médicos, de acordo com o Instituto de Medicina.

Veja como marcar a sua consulta
Avalie este artigo!