Certificado de Regularidade do FGTS → Como emitir?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito trabalhista dos trabalhadores contratados via CLT. As empresas contratantes deverão depositar um valor de 8% do salário dos funcionários no início de cada mês. Dessa forma a empresa poderá emitir o CRF FGTS, um documento essencial para a empresa continuar operando dentro da legalidade.

O CRF de uma empresa pode ser consultada tanto pelo empregador quanto pelos funcionários, que desejam saber sobre a situação da empresa que o contratou perante a Caixa Economia Federal. Quer saber mais sobre o Certificado de Regularidade do FGTS? Veja as informações e dicas a seguir!

O que é o CRF FGTS

CRF FGTS sinigrínica Certificado de Regularidade do Fundo de Garantia e é emitido quando não há nenhuma pendência ou problema com a Caixa Econômica Federal.

Toda empresa que possui um quadro de funcionários, devidamente contratados pelo regime CLT, deverá depositar 8% do salário de cada funcionário em uma conta Caixa aberta em seu nome. Esse é o Fundo de Garantia, um direito trabalhista que foi criado para proteger o trabalhador caso o mesmo seja desligado da empresa sem justa causa.

O Certificado é emitido pela Caixa e possui uma válida de 30 dias após a data da emissão. A emissão do CRF indica que a empresa contratante está pagando todos os benefícios/direitos trabalhistas dentro das conformidades. Dessa forma, o trabalhador poderá ficar tranquilo pois saberá que o seu FGTS está sendo depositado corretamente.

A emissão do certificado é gratuita e poderá ser realizada em qualquer agência bancária Caixa ou através do site da instituição financeira. Com apenas alguns cliques será possível consultar e realizar a emissão do documento, caso a sua empresa esteja em dia com o pagamento do FGTS de seus funcionários.

Como consultar o CRF FGTS

O site da Caixa oferece uma grande variedade de serviços para empresas e trabalhadores. Entre os serviços oferecidos, está a possibilidade de consultar o CRF FGTS de qualquer empresa brasileira, bastando possuir o número do CNPJ da companhia em questão.

Há duas formas de consultar o CRF: uma é pela internet e a outra é através de uma agência bancária. A seguir mostraremos como consultar a certidão das duas formas. Confira:

certidão FGTS


  • Pela internet

Passo 01: Abra uma aba em seu navegador e acesse o link: https://www.sifge.caixa.gov.br/Cidadao/Crf/FgeCfSCriteriosPesquisa.asp. Clique em ir e espere a nova página carregar.

Passo 02: Assim que a página abrir, será necessário informar o número do CPNJ (ou CEI) da empresa que deseja consultar e o código de verificação que aparece logo abaixo. Depois de preencher todos os campos, clique em consultar.

Passo 03: Dentro de poucos segundos será possível consultar a certidão de regularidade do FGTS.


  • Pela agência

Passo 01: Vá até a uma agência Caixa mais próxima de sua residência com o CNPJ (ou CEI) da empresa que deseja consultar. Chegue lá, informe a numeração e o desejo de realizar a consulta.

Passo 02: O atendente fará a busca e dentro de poucos minutos será possível saber a situação da empresa com a Caixa.


Como emitir o CRF FGTS

Qualquer pessoa pode emitir o CRF FGTS de uma empresa. Basta ter em mãos o CNPJ para realizar a consulta e depois a emissão do Certificado de Regularidade com o Fundo de Garantia. A forma mais rápida é através do site. Veja como realizar a emissão pela web a seguir:

certidão FGTS


Passo 01: Entre na página de consultar, clicando na página a seguir: https://www.sifge.caixa.gov.br/Cidadao/Crf/FgeCfSCriteriosPesquisa.asp. Em seguida será necessário informar a Inscrição da Empresa, CNPJ ou CEI, com 14 ou 12 posições, respectivamente, incluindo o dígito verificador, sem separadores, e deixe em branco a UF.

Passo 02: Depois de preencher os campos, clique em consultar. Agora será possível visualizar a situação da empresa. Caso esteja tudo OK com a Caixa, clique em emitir o CRF FGTS e imprima o documento.


Outra forma de realizar a emissão do documento é através de uma agência bancária. Mas nessa situação, somente algum responsável pela empresa poderá realizar o procedimento. Vá até a agência Caixa mais próxima de sua residência e informe o número do CNPJ. Em seguida, diga que deseja realizar a emissão do documento e espere até que o procedimento seja concluído.

É importante ressaltar que, tanto emitido pelo site quanto por uma agência, o CRF FGTS só possui validade de 30 dias após a data da emissão. Depois de passar esse tempo, e caso haja a necessidade de apresentar a certidão novamente, basta seguir essas dicas para emitir o documento.

O FGTS é um dos direitos mais importantes para o trabalhador de carteira assinada. Através do fundo será possível acumular um bom patrimônio e, assim que for desligado da empresa, o trabalhador poderá sacar o dinheiro de seu fundo de garantia, desde que não tenha sido mandado embora por justa causa.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o CRF FGTS, entre em contato com a Caixa pelo site, telefone ou aplicativo!

Certificado de Regularidade do FGTS → Como emitir?
Avalie este artigo!